segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Contagem regressiva

Fim de semestre e começo de férias. 
Essas duas coisas, uma de arrancar os cabelos e outra extremamente maravilhosa (porém corrida graças do CsF), conseguiram me manter muito ocupada então o blog ficou em segundo plano. Mas estou aqui porque quero contar as news!
Antes de qualquer coisa tenho que dizer... tenho a melhor família, melhores amigos e melhor namorado do mundo. Recentemente fiz uma festinha de despedida pros amigos daqui e tive uma surpresa muito legal: um vídeo cheio de fotos e momentos ao longo dos vários anos que passei junto com eles, foi uma mistura de vontade de morrer de rir e chorar ao mesmo tempo e acabei ficando com a primeira opção. Porque ver cada lembrança daquela foi ótimo, percebi como tenho sorte de ter cada um deles na minha vida. 
E meus pais, que vão fazer mais falta do que nunca, foram extremamente importantes pra eu ter conseguido passar por todo esse processo do CsF que não é nem um pouco simples. Sempre me ajudando, levando de um lado pro outro pra organizar os últimos detalhes da viagem, e claro, sempre dizendo que eu devia ficar mais em casa com eles! Apesar de “viver saindo” sei que vou sentir falta de um tempinho em casa depois, mas sério, essas férias tão bem corridas! Vou aproveitar então pra deixar aqui um agradecimento pra minha super organizadora de festas /companheira, minha mãe, que sempre consegue tornar os eventos possíveis de uma hora pra outra (vou sentir falta dos sushis, cookies, e todas as gostosuras que tu sempre faz!). E meu pai, sempre por dentro dos detalhes da viagem e tentando fazer com que um intercambio de um ano todo fora pareça um pouco mais fácil.

emocionada com todas as despedidas

Desculpem pessoas, pelo post longo! Mas agora falta MUITO pouco pra eu finalmente ir e quero deixar registrado aqui as últimas novidades antes da partida.

Agora, o tão temido VISTO!
Pra tirar o Tier 4 General Student precisamos de vários documentos. Um deles é a famosa Carta de Benefícios do CNPq, que adivinhem, demorou uma eternidade pra chegar pra mim. Eu via gente já marcando o visto, gente INDO FAZER O VISTO, e eu e mais milhares de panickers com esse documento faltando. Ah, panickers é o nome que deram ao grupo do Facebook de quem vai viajar em 2014 pro UK. Pra ver como nosso processo pro CsF foi tranquilo, claro. Então, quando a bendita carta chegou fui correndo marcar o visto e... Meu Deus, quase morri. Era um formulário enorme online, com diversas perguntas sobre custos e informções que muitos de nós não sabiam responder com precisão.
quando vi a quantidade de coisa pra fazer, tipo, pra ontem

Tinham exemplos de formulários do visto já preenchidos anteriormente, porém quando fui fazer o meu o site tinha sido reformulado! Ai  começou os mil inbox no Facebook pra saber o que cada um tava botando nas informações.  Surtos a parte, consegui fazer tudo que precisava. Ai foi só marcar a passagem de avião pro Rio e surtar esperar mais um pouco pra ir fazer. Marquei praquela mesma semana, queria fazer logo com medo de não chegar a tempo.
Dia 28 de Novembro às seis da manhã eu já estava me encaminhando pra decolar, sozinha, pra uma cidade que nunca tinha ido. Medo? Não, não pode porque vou fazer a mesma coisa daqui a pouco só que vai ser em outro país.. ok não pensa muito.
Cheguei no Rio com o que devia ser um tempo nublado mas que na verdade era um sol de rachar num dia lindo. Já troquei a calça jeans por um short (obrigada cérebro por lembrar de levar um na bolsa) e fui pegar um ônibus. Como eu tinha parado no aeroporto Galeão tive que pegar o tal do ônibus ‘frescão’ que vai até o centro da cidade. Porém o meu visto era só as 14:40 da tarde, e eram oito da manhã.. e agora o que fazer? Conversei com um senhor simpático e depois fui perguntando pro motorista onde parar e o que fazer (e ao mesmo tempo trocando mensagens no celular com meu pai) e acabei decidindo ir pro Pão de Açúcar. Tinha que conhecer a famosa cidade maravilha né! Depois de mais ou menos 1h30min parei num shopping e peguei um táxi até o Pão, mas como já tinha sido alertada que os taxistas lá podem ser bem sacanas já entrei e fui falando como se conhecesse o lugar (google maps me contou tudo). Cheguei lá e não tinha muita fila pra entrar, logo comprei o ingresso e peguei  o caminho aéreo pro Pão de Açucar, vulgo bondinho.  


Cheio dos gringos, o bondinho parou na Pedra da Urca. Lá de cima tem uma vista maravilhosa da cidade, e o dia ajudou pras fotos ficarem ótimas. Só pensava em como queria mais tempo de verão no Brasil olhando aquelas baías azuis e cheias de vegetação. Mas pensei, tá, isso aqui não é o Pão de Açucar.. e fui fuçando e vi que tinha outro bondinho dali, que esse sim ia pro Pão (cariocas rindo da minha cara no momento). Subi um pouco mais e a vista lá de cima também não deixou a desejar. 

dei sorte com esse dia de sol

Tirei tantas fotos quanto pude e peguei o caminho de volta, pois já eram umas 11:30 e a última coisa que eu queria era me atrasar. Peguei outro táxi pra voltar praquele mesmo shopping de antes e lá catei a praça de alimentação e fui ter um almoço saudável, Burger King.
Acabei pegando outro táxi pra ir até o prédio Argentina no Botafogo, e lá fiquei um bom tempo sentada numa espécie de praça entre restaurantes que tem embaixo do edifício. Aproveitei pra ler um pouquinho sobre a cultura do Reino Unido e finalmente pude subir, porque só podia entrar dez minutos antes do horário agendado. Cheguei lá com uma pasta com TODOS os documentos na bolsa (a qual não larguei por um segundo pensando no desastre que seria perder os docs) e uma segurança deu aquela revistada básica em mim, com detector de metal e afins.  Ela também me deu um chip da operadora Lycamobile pra já chegar no Reino Unido comunicável, adorei.
Entrei na sala do visto e tinham mais algumas pessoas do CsF, e fiquei lá esperando ser chamada. Primeiro entreguei todos os documentos orginais e as respectivas cópias e o moço foi conferindo as coisas. Tinha que colocar tudo num envelope de plástico onde tem que ser escrito o seu endereço, porque é por ali que todos os documentos chegarão de volta na sua casa, incluindo o passaporte já com o Visto. Ali também já paguei a taxa do Sedex, as fotos que ia tirar e as SMS que eles enviam dizendo a quantas anda o teu visto. Não paguei a taxa de urgência por motivos de: não sô obrigada! hahaha Mas sério, como tinha mais de um mês de folga não achei necessário, já que os vistos pra nós ficam prontos em 15 dias úteis. O carinha ficou tentando me persuadir a pedir a taxa dizendo que ‘os correios são bem cheios em dezembro’, mas naaaão né, a Dilma agiliza ai pra nós moço.
Ah, lembrem-se de levar tudo, passaporte novo e velho, formulário Appendix8 preenchido a mão mesmo que tenha gente que diga que não precisa com o novo site é melhor não arriscar, porque o cara ficou como meu lá.
Depois disso entrei em outra sala pra tirar as fotos  e deixar as minhas digitais lá, e depois disso, deu, cabou-se. Só que... eu tinha que voltar lá pro Galeão. E eu não sabia muito bem como e onde pegar o ônibus. Ai que veio uma parte um pouquinho tensa, mas dando spoiler, tudo se resolveu. Tive ajuda de um cearense/carioca simpático que me mostrou como pegar o ônibus e inclusive foi junto comigo num trecho da viagem, e consegui chegar ao meu destino. Só que ele mesmo me falou que eu não devia confiar tanto nas pessoas como eu estava fazendo ali porque o povo no Rio pode ser perigoso. Quase não morri de medo né. Mas eu precisava de ajuda e se ficasse lá parada com cara de tola sem perguntar nada pra ninguém não ia sair do lugar. Mas fica aí a dica, se forem sozinhos já vejam TUDO antes de ir, inclusive os horários de ônibus. Fiquei tão preocupada em chegar a tempo pro visto na ida que me esqueci da volta!

don't panick, just don't..

Bom, foi isso, nas semanas seguintes teve o fim do semestre, que é difícil em qualquer curso em especial na Arquitetura. Fiquei super preocupada que meu visto não chegasse a tempo e me achando ousada demais por não ter pedido a taxa de urgência, e ainda tinham várias coisas ainda pra resolver da viagem e junto com tudo isso meu exame final em Física. Confesso que estava bem nervosa, mas resolvi largar de mão e seja o que Deus quiser o visto e foquei nos estudos. No fim deu tudo certo, fiz a prova e passei nessa matéria (felicidades mil) e ainda o visto chegou dia 16; e na mesma semana o dinheiro da bolsa caiu na minha conta aqui do Brasil e o Dilmacard chegou!


Agora o próximo post será diretamente das terras britânicas,

Wish me luck!